20/11/2012 às 18:23 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:04

Novamente São Sepé é premiada na Gincana Estadual do Programa Sorrindo para o Futuro do SESC

Fonte: Diana Camargo

A Gincana Estadual do programa Sesc Sorrindo para o Futuro divulgou o resultado das equipes vencedoras da edição 2012. A iniciativa envolve escolas inscritas no Programa Sorrindo pra o Futuro e tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para o cuidado com a saúde, além de promover a integração dos escolares. A ação é realizada pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, com o apoio do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO), Sociedade Brasileira de Correções Odonto-Maxilares (SEBRACOM) e Prefeituras locais.

Ao todo 107 escolas de 39 municípios participaram das atividades neste ano. Na Categoria 1 (até 150 alunos matriculados), a escola vencedora do 1º lugar foi a EMEF Alberto Rossetto, do município de Quatro Irmãos. Na Categoria 2 (151 ou mais alunos matriculados), o CIEP, de São Sepé, foi a instituição campeã. Já na Categoria 3 (escolas exclusivamente de educação infantil), a EMEI Despertar, da cidade de Planalto, venceu. Entre as Escolas Sesc de Educação Infantil, o vencedor foi o Sesquinho Alegrete. Confira, abaixo, os três primeiros colocados de cada categoria.

Este ano o tema sugerido foi a Sustentabilidade. As tarefas propostas incluíram a escolha e criação de um mascote usando material reutilizável, montagem de um QG com espaços decorados com itens recicláveis, construção da maquete de um “bocão” com a dentição correta em diferentes fases, criação de uma horta suspensa, entre outras ações de incentivo à saúde e à preservação do meio ambiente.

A premiação é concedida às três primeiras escolas classificadas em cada categoria. O 1º lugar ganha um Notebook (cedido pelo CRO-RS); evento de recreação do Sesc/RS, troféu para a escola e medalha para cada criança participante; 2º lugar: evento de recreação do Sesc/RS, troféu para a escola e Medalha para cada criança participante; 3º lugar: troféu para a escola e medalha para cada criança participante.

Sobre o Programa Sesc Sorrindo para o Futuro - O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, em parceria com as Prefeituras, desenvolve o Programa Sesc Sorrindo para o Futuro em mais de 400 cidades gaúchas. A iniciativa é pioneira no Brasil, realizada desde 2003 no Estado, e visa a melhoria da saúde das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Atualmente, 2.878 escolas de 389 municípios participam do Programa. Alunos do nível A (Educação Infantil) até o 5º ano do Ensino Fundamental de colégios públicos recebem kits de saúde bucal gratuitamente (escola, creme e fio dental) e professores e dentistas são capacitados para desenvolver o programa com as crianças.

VENCEDORES
Categoria 1 (Escolas com até 150 alunos matriculados):
1º lugar: Quatro Irmãos - EMEF Alberto Rossetto (4316 pontos, 71 alunos)
2º lugar: Santa Bárbara do Sul - EMEF Joaquim de Moura (4309 pontos, 62 alunos)
3º lugar: Doutor Ricardo - EEEF Doutor Ricardo (4165 pontos, 46 alunos)

Categoria 2 (Escolas com 151 ou mais alunos matriculados):
1º lugar: São Sepé - CIEP (4823 pontos, 460 alunos)
2º lugar: Farroupilha - Centro Ocupacional Senador Teotônio Vilela (4387 pontos, 280 alunos)
3º lugar: Itaqui - EMEF Ranulfo Lacroix (4136 pontos, 545 alunos)

Categoria 3 (Escolas exclusivamente de educação infantil):
1º lugar: Planalto - EMEI Despertar (5829 pontos, 50 alunos)
2º lugar: São Sepé - Marisa Carvalho Cardoso (4769 pontos, 65 alunos)
3º lugar: Santa Bárbara do Sul - EMEI Amanda Viana dos Santos (4731 pontos, 90 alunos)

Categoria 3 - Sesquinhos - Escolas Sesc de Educação Infantil
1º lugar: Sesquinho Alegrete (3664 pontos, 58 alunos)